QUIROPRAXIA

É uma profissão que lida com prevenção, diagnóstico e tratamento das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e de seus efeitos na saúde em geral. Sendo assim, ela visa a saúde integral, baseando-se no tratamento e prevenção da doença de uma maneira natural, sem medicamentos ou processos cirúrgicos. Dessa forma, são utilizadas técnicas manuais, manipulação articular e liberação miofascial.

Reconhecida internacionalmente por médicos e especialistas, a Quiropraxia é eficaz e segura. Ela busca o problema a fundo e portanto tem efeitos reais e duradouros, apresentando em muitos casos uma ótima resposta, já na primeira sessão.

A Quiropraxia é preventiva. Não é necessário ter dor para procurar o tratamento.
É indicada para pessoas que desejam melhorar seu rendimento físico e otimizar seu bem-estar.
É mais consciente prevenir e manter nossa saúde ao invés de esperar que a doença se instale.

INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES​

Como todo método terapêutico, a Quiropraxia tem indicações e contra indicações e somente profissionais qualificados são capazes de elaborar diagnósticos seguros e proporcionar um método adequado de tratamento.
Para sua segurança, procure sempre um quiropraxista graduado e certifique-se de que seja membro da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

Indicações

Dores na coluna vertebral
Hérnia de disco
Torcicolos
Dores ciáticas
Dores de cabeça
Bursites
Tendinites
Má postura
Cólicas menstruais
Disfunção da ATM*
   * articulação temporo-mandibular 

Contra indicações

Alterações neurológicas
Déficit neurológico progressivo
Síndrome da cauda equina
Mielopatia
Antecedentes de AVCs

Alterações ósseas e articulares 
Lesões destrutivas (câncer ósseo)
Fraturas e luxações agudas
Instabilidade articular
Artropatias inflamatórias em fase aguda

PRIMEIRA CONSULTA

Realizamos um exame detalhado que inclui:

Anamnese (história do paciente)
Analise postural
Realização de testes ortopédicos e neurológicos específicos
Palpação de músculos, articulações e outras estruturas afetadas
Análise de exames complementares:
   Raio X ou Ressonância Nuclear Magnética

Após o diagnóstico, será explicado o que ocorre com seu corpo, como está a sua coluna e como ela deveria estar, tiramos suas dúvidas e traçamos um plano terapêutico personalizado visando atingir o melhor resultado no curto prazo.

TRATAMENTO

De acordo com a necessidade de cada paciente realizamos diversas técnicas especializadas com o objetivo de prevenir e amenizar problemas articulares e dores em geral. Após o tratamento observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

Ajuste articular

Activator Methods

Relaxamento muscular

Alongamento

Fortalecimento

Ergonomia

FASES E DURAÇÃO
DO TRATAMENTO

Dependerá de cada paciente e de cada caso. Diversos fatores determinam o tempo de um tratamento, incluindo idade, severidade do problema, estilo de vida, conscientização da situação.

Existem fases de tratamento focadas em obter resultados distintos. Cada paciente determina o nível de benefício que irá obter com o tratamento quiroprático. Iremos recomendar, sugerir e encorajar a concluí-lo, mas depende de você fazer a melhor escolha para a sua saúde.

1

Fase aguda, intensa,
alívio da dor

2

Fase de correção,
estabilização

3

 Fase de
fortalecimento

4

Fase de manutenção,
suporte e bem-estar

Fortalecimento, 
Postura e Equilíbrio

A Clínica Shiono Tao • Quiropraxia está localizada em um espaço multidisciplinar, a SAÚDE URBANA.
Nela você encontra diversas modalidades destinadas a fortalecer a musculatura, corrigir a postura e reencontrar o equilíbrio físico e emocional tais como:
Pilates, Pilates Suspenso, Moveflow, Alongamento, Yoga, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  

Não tenho dor, devo ir ao quiropraxista?

As pessoas menos sensíveis a dor não estão necessariamente livres de subluxações ocultas, que podem provocar uma quantidade significativa de danos antes mesmo que sintomas mais graves apareçam. Por isso, é recomendada a visita periódica ao quiropraxista para avaliar a presença de anormalidades na coluna vertebral mesmo na ausência de dor.

É importante prevenir e detectar eventuais problemas de saúde, antes que eles tragam mais complicações no futuro. Lembre-se que, assim como as máquinas, o corpo humano também precisa de manutenção e cuidados periódicos.

MITOS SOBRE A QUIROPRAXIA

Por ser uma profissão em ascenção, muitas vezes quem ainda não passou por uma consulta tem duvidas.
Com isso em mente, selecionamos alguns mitos e verdades mais comuns na expectativa que
isso te ajude a entender um pouco mais sobre a Quiropraxia.

Mito 1
A manipulação articular provoca dor.

Estudos comprovam que o ajuste ou manipulação articular não provoca dor, e sim alívio imediato. Entretanto, pode haver desconforto se o local estiver muito sensível ou inflamado.

Mito 2
Você terá que ir sempre, a um quiropraxista.

Consultas regulares fazem parte de um estilo de vida saudável, cabe a você continuar as sessões regularmente. A Quiropraxia também é preventiva, não é preciso ter dor para iniciar um tratamento.

Mito 3
O tratamento quiroprático não é eficaz.

Milhões de pessoas já se beneficiaram com a Quiropraxia, incluindo famosos como Arnold Schwarzenegger, Tiger Woods, Mel Gibson, Alexandre Nero, Carol Castro, Sandy, e muitos outros.

Mito 4
Crianças não precisam de Quiropraxia

A Quiropraxia é eficaz e segura para crianças de todas as idades, incluindo bebês.

Mito 5
Quiropraxistas não tem o conhecimento adequado

Somente no Brasil existem 3 Universidades para a graduação em Quiropraxia, o curso tem duração de 4 anos e meio com disciplinas como anatomia, patologia, fisiologia e técnicas quiropráticas específicas.

Mito 6
É seguro e benéfico se "auto-estralar"

Embora possa proporcionar um alívio momentâneo, a prática de auto-estralar, a longo prazo, pode caminhar para um quadro de artrite.

Mito 7
Os ossos "raspam" uns nos outros durante o ajuste articular.

Durante a manipulação temos pressão entre as articulações (CO2) por isso ouvimos o ruído de um estalo, porém existem técnicas sem a cavitação (estalos).

Mito 8
O tratamento de Quiropraxia é caro.

Comparado ao uso de medicamentos (que se tornam caros a longo prazo) o tratamento tem um preço justo mesmo com visitas regulares e que proporcionam bem-estar sem efeitos colaterais.

HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA

O termo "quiropraxia" vem do grego quiro (mãos) e práxis (prática), ou seja: praticar com as mãos.
Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a Quiropraxia foi inspirada na manipulação articular.

Datas importantes:

1.895

D.D. Palmer desenvolve o conceito da Quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa, Estados Unidos.

1.897

É fundada a Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional.

1.905

 Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.

1.980 - 1.990

 Os primeiros quiropraxistas brasileiros formados em faculdades internacionais reconhecidas de Quiropraxia chegam ao Brasil e iniciam o processo de estruturação da profissão no país dentro dos moldes estabelecidos internacionalmente.

1.992

 Em São Paulo é fundada a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia com o objetivo de estruturar cientificamente a profissão.
www.quiropraxia.org.br

1.998

 A universidade Feevale em convênio com a Palmer College inicia o programa para formar docentes em Quiropraxia.

2.000

Duas universidades brasileiras, a Anhembi Morumbi (São Paulo-SP) em parceria com a Western States Chiropractic College (Portland, OR – EUA), e a Feevale (Novo Hamburgo-RS) em parceria com a Palmer College of Chiropractic (Davenport, IA – EUA) iniciam os primeiros cursos de graduação em Quiropraxia com duração de 5 anos, carga horária de 4.560 horas, autorizados e reconhecidos pelo MEC em 2006.

QUIROPRAXIA NO MUNDO

Brasil


É representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), que é integrante da Federação Mundial de Quiropraxia, relacionada oficialmente à OMS.

Atualmente temos o ensino de graduação em Quiropraxia reconhecido pelo MEC e já conta com mais de 1.000 quiropraxistas formados e aproximadamente 800 acadêmicos em curso.

Mundo

A profissão é regulamentada em mais de 80 países. Possui destaque nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, onde integra o sistema público de saúde. Anualmente mais de 27 milhões de pessoas passam pela Quiropraxia nos EUA, que contam com 70 mil quiropraxistas praticantes.

Outros países que também regulamentaram a Quiropraxia:
Austrália, África do Sul, Bélgica, Bolívia, China, Japão, Noruega, México, Suíça, entre outros.